Nota de pesar: Prof. Lúcio José Botelho partiu, mas deixou uma marca indelével na UFSC
A equipe do INPEAU manifesta seu profundo pesar em relação ao falecimento do ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Lúcio José Botelho, ocorrido no dia 04 de outubro de 2024, e solidariza-se com a sua esposa, profa. Luciane Stallivieri, e com os demais familiares.
Os servidores e pesquisadores do Instituto estão ainda muito comovidos e consternados com a notícia, que foi recebida nos últimos momentos da vigésima terceira edição do Colóquio Internacional de Gestão Universitária, realizado em Montevidéu, onde prestou-se homenagem ao professor Lúcio pelo Presidente do INPEAU, professor Pedro Antônio de Melo, seguindo-se do pedido de um minuto de silêncio, reflexão e orações, atendido pronta e respeitosamente pelos presentes.
O professor Lúcio, além de toda a sua trajetória e contribuições nos mais diversos cargos do alto escalão da UFSC, como a Direção do Centro de Ciências da Saúde e os mandatos como vice-Reitor (1996 a 2004) e Reitor (2004 a 2008), contribuiu inestimavelmente com o Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária e com a Gestão Universitária nacional.
Parceiro, apoiador e incentivador do INPEAU, Lúcio Botelho ajudou a promover a consolidação e a expansão das atividades do Instituto, desde a sua criação até os dias atuais.
Ficam a gratidão, a saudade e a referência de todos aqueles que tiveram a honra e a oportunidade de conhecê-lo e aprender com seus sábios ensinamentos e que, certamente, aprenderão com o seu valioso legado.