INPEAU – Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária
  • Publicado em 13/08/2020 às 11:43 AM


  • Problemas no País das Maravilhas

    Publicado em 22/07/2020 às 03:29 PM

    Fonte da foto: Currículo Lattes

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    Por Dilvo Ristoff
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    Em 2011, depois de ministrar um curso ao mesmo tempo presencial e online, Sebastian Thrun, professor titular da Universidade de Stanford, percebeu que era hora de mudar. Presencialmente, o seu curso foi oferecido a 200 alunos da própria Stanford e a distância a mais de 160.000. Os 200 alunos presenciais rapidamente se tornaram 30, pois a grande maioria dos alunos passou a preferir os vídeos do professor ao próprio professor.

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    A crescente popularidade de seus cursos fez com que Thrun se sentisse motivado a dar passos mais decisivos. Ele abandona a carreira estável de docente e cria a sua empresa, a Udacity, e começa a oferecer Massive Open Online Courses (MOOCs). Segundo Thrun, o que o levou a se aventurar na educação a distância foram as práticas pedagógicas tradicionais, insensíveis demais às mudanças tecnológicas. Em suas palavras: “Tivemos a industrialização, a invenção do celular, da mídia digital e, milagrosamente, os professores de hoje ensinam exatamente como ensinavam mil anos atrás”. E arremata: “Tendo feito isso, não consigo mais ensinar em Stanford”.

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    A escolha de Thrun é uma escolha entre o tradicional e o novo; entre ministrar aulas para um número pequeno de alunos em uma sala de aula, num horário predeterminado, e ensinar milhares de pessoas, em seus próprios ritmos, tempos e espaços. É também uma escolha entre o velho campus e o campus do futuro; entre a biblioteca como um espaço restrito que abriga um acervo e as ferramentas de busca de informação em todos os cantos do planeta; entre um currículo rígido como o cristal e um currículo maleável como a chama; entre uma sala de aula com paredes e um espaço aberto sem limites; entre o professor sabe-tudo e o professor-orientador, entre o ensino expositivo e o ensino centrado na resolução de problemas.

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  • Publicado em 21/07/2020 às 11:48 PM


  • Publicado em 16/07/2020 às 02:52 PM


  • O campus híbrido

    Publicado em 08/07/2020 às 11:51 PM

    Fonte da foto: Currículo Lattes

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    Por Dilvo Ristoff

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    A atual pandemia tornou mais evidente a necessidade de se pensar em espaços de aprendizagem para além da sala de aula tradicional. Mostrou também a necessidade e as vantagens de se fazer uso de plataformas digitais para acesso a conteúdo e materiais didáticos e para a interação dos indivíduos. O impressionante número de conferências, seminários, cursos, minicursos e debates virtuais ocorridos nos últimos meses indica que estamos, decididamente, diante de mudanças profundas.

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    Apesar dessas mudanças, que inexoravelmente ocorrerão nos próximos anos, a experiência humana indica que somos seres que não conseguem prescindir do convívio social. Com as aulas suspensas, com os jogos olímpicos cancelados, com os campeonatos de futebol, vôlei e de todas as modalidades esportivas interrompidos, com teatros fechados, com os shows artísticos cancelados, a tendência foi viabilizar, na medida do possível, as ‘mesmas’ atividades na segurança do isolamento possibilitada pelas novas tecnologias (Facebook, WhatsApp, Twitter, LinkedIn, etc.).

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    O abraço foi substituído pelo abraço emoji, a conversa tête-à-tête pelo chat ou a videochamada e a roda de conversa com amigos e colegas de trabalho pelo encontro no Zoom ou no Google Meet. E a televisão, na ausência do esporte ao vivo, encontrou a compensação na exibição de reprises de grandes jogos do passado, celebrando a experiência coletiva. Por tudo isso, muitos consideram inadequado falar em ‘distanciamento social’. Preferem a expressão ‘distanciamento físico’, pois o convívio social, embora de forma virtual, mantém-se intenso.

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  • Publicado em 26/05/2020 às 04:01 PM


  • BOLSA DE ESTÁGIO 2020

    Publicado em 26/02/2020 às 12:43 PM
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    PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTÁGIO 2020 NO INPEAU/UFSC

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    Estão abertas, até 02 de março de 2020, as inscrições para estudantes de graduação presencial da UFSC, que poderão ser admitidos como estagiários, nos termos do Edital 15/PROGRAD/2019 (PIBE 2020) e Edital Complementar 001/PROGRAD/2020. A bolsa é do tipo ESTÁGIO no valor de R$787,98 e auxílio-transporte de R$220.

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    A atuação é para o período de março a dezembro de 2020, e a efetivação das bolsas está condicionada a concessão de vagas aos integrantes do INPEAU/CSE/UFSC e a aprovação da participação dos acadêmicos pelos órgãos responsáveis.

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    São critérios obrigatórios para a admissão, considerando os termos dos editais, e as peculiaridades das atividades a serem desenvolvidas:

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    -Ser aluno regular da UFSC, nos cursos de graduação presencial de Administração, Contabilidade ou Sistemas de Informação;
    -Possuir Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) superior a 6,0;
    -Dispor de 20 horas semanais para dedicação a bolsa;

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    São critérios classificatórios, no caso de haver candidatos em quantidade superior a quantidade de vagas de bolsas ofertadas:

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    -Valor do IAA, mensurado de 0 a 10 pontos, atribuindo-se 10 pontos ao IAA 10 (peso 3);
    -Experiência, em meses completos, de atuação em atividades relacionadas a Gestão Universitária, sendo atribuído 1 ponto por mês completo, até o limite de 24 pontos (peso 5);
    -Realização de cursos ou capacitações em informática (peso 2).

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    Aos interessados na candidatura, encaminhar Currículo exclusivamente pelo email cigu2020@gmail.com, até 02 de março de 2020, COM TELEFONE.


  • Publicado em 05/11/2019 às 11:00 AM


  • Publicado em 06/08/2019 às 04:15 PM

     

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  • Publicado em 06/08/2019 às 02:23 PM