INPEAU – Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária
  • Sistema de Gestão Estratégica Universitária

    Fonte da foto: Currículo Lattes

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    Por Luciano Rodrigues Marcelino

     

    A corrente acadêmica tecnicista ainda tem levado muitos dirigentes educacionais a produzir uma complexa conjunção de documentos e planilhas para compor o plano de desenvolvimento estratégico institucional, muito bem elaborados, limitando-se, entretanto, a cumprir marcos regulatórios internos e/ou externos, porém, incapaz de se transformar em um efetivo instrumentos de gestão.

     

    Um plano de desenvolvimento estratégico institucional deveria converter-se num balizador dos principais processos de tomadas de decisão, promovendo alinhamento em todas as esferas organizacionais e um amplo movimento sincronizado de competências, talentos e recursos.

     

    Dada a complexidade, a quantidade de atores e grupos de interesses e o ativismo em que vivem os profissionais de uma IES, adotar um modelo metodológico de construção coletiva requer fôlego, porém os resultados costumam ser muito mais efetivos em relação ao essencial: o  compromisso institucional.

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  • Desafio para la gestion universitaria: un resultado de la pandemia COVID-19

    Fonte da foto: arquivo pessoal

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    Por Horacio Vicente Barreda Tamayo

     

    1. La principal característica de la pandemia COVID-19, es su carácter global (afecto directamente a todos los países del mundo). Después de ocho meses de su inicio, los daños en la salud (contagiados y fallecidos) y en la economía (desempleo y recesión); no es semejante en todos los países, existen grandes diferencias.

     

    Enfrentar la pandemia, como todo problema, es multicausal. Pero entre los factores determinantes, (de las grandes diferencias entre el mayor y el menor daño social y económico de la pandemia) está la GESTIÓN DE LAS AUTORIDADES PÚBLICAS.

     

    El principal trabajo de una autoridad, es TOMAR DECISIONES, comunicarlas y cambiarlas según las circunstancias, a fin de lograr resultados positivos (minimizar el daño social y económico).

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  • Universidade e Gestão: a reflexão necessária

    Fonte da foto: Currículo Lattes

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    Por Pedro Antônio de Melo

     

    Ao longo de minha vida acadêmica tenho repetido, exaustivamente, nas classes de mestrado e doutorado em Gestão Universitária, que “a Universidade deve estar sempre à frente de seu tempo”. Certamente, isto é fruto da paixão que nutro por esta instituição social milenar, como agente agregador, sistematizador e potencializador de conhecimentos que transformam a sociedade.

     

    Notadamente,  mais incisivamente, a partir  do final da segunda metade do Século passado, vimos que os desafios impostos pela sociedade do conhecimento, nos dão conta de que a Universidade tradicional não está sintonizada em sua totalidade aos novos parâmetros globais. Antes da virada do milênio assistimos, como numa grande tela de cinema, a sutil mas radical passagem da Era industrial para a Era do Conhecimento, sobretudo com o sistemático crescente das TICs, com os avanços até então inimagináveis pela  Internet, ao disponibilizar todo o conhecimento produzido pela humanidade com alguns cliques, e, com a expansão e popularização das mídias sociais que fomentaram uma sociedade mais crítica, vigilante e exigente.  Na mesma direção, os meios de comunicação massivos invadiram lares, ambientes de trabalho e transformaram, radicalmente, indivíduos e a vida humana em sociedade.

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  • Problemas no País das Maravilhas

    Fonte da foto: Currículo Lattes

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    Por Dilvo Ristoff
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    Em 2011, depois de ministrar um curso ao mesmo tempo presencial e online, Sebastian Thrun, professor titular da Universidade de Stanford, percebeu que era hora de mudar. Presencialmente, o seu curso foi oferecido a 200 alunos da própria Stanford e a distância a mais de 160.000. Os 200 alunos presenciais rapidamente se tornaram 30, pois a grande maioria dos alunos passou a preferir os vídeos do professor ao próprio professor.

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    A crescente popularidade de seus cursos fez com que Thrun se sentisse motivado a dar passos mais decisivos. Ele abandona a carreira estável de docente e cria a sua empresa, a Udacity, e começa a oferecer Massive Open Online Courses (MOOCs). Segundo Thrun, o que o levou a se aventurar na educação a distância foram as práticas pedagógicas tradicionais, insensíveis demais às mudanças tecnológicas. Em suas palavras: “Tivemos a industrialização, a invenção do celular, da mídia digital e, milagrosamente, os professores de hoje ensinam exatamente como ensinavam mil anos atrás”. E arremata: “Tendo feito isso, não consigo mais ensinar em Stanford”.

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    A escolha de Thrun é uma escolha entre o tradicional e o novo; entre ministrar aulas para um número pequeno de alunos em uma sala de aula, num horário predeterminado, e ensinar milhares de pessoas, em seus próprios ritmos, tempos e espaços. É também uma escolha entre o velho campus e o campus do futuro; entre a biblioteca como um espaço restrito que abriga um acervo e as ferramentas de busca de informação em todos os cantos do planeta; entre um currículo rígido como o cristal e um currículo maleável como a chama; entre uma sala de aula com paredes e um espaço aberto sem limites; entre o professor sabe-tudo e o professor-orientador, entre o ensino expositivo e o ensino centrado na resolução de problemas.

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  • O campus híbrido

    Fonte da foto: Currículo Lattes

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    Por Dilvo Ristoff

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    A atual pandemia tornou mais evidente a necessidade de se pensar em espaços de aprendizagem para além da sala de aula tradicional. Mostrou também a necessidade e as vantagens de se fazer uso de plataformas digitais para acesso a conteúdo e materiais didáticos e para a interação dos indivíduos. O impressionante número de conferências, seminários, cursos, minicursos e debates virtuais ocorridos nos últimos meses indica que estamos, decididamente, diante de mudanças profundas.

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    Apesar dessas mudanças, que inexoravelmente ocorrerão nos próximos anos, a experiência humana indica que somos seres que não conseguem prescindir do convívio social. Com as aulas suspensas, com os jogos olímpicos cancelados, com os campeonatos de futebol, vôlei e de todas as modalidades esportivas interrompidos, com teatros fechados, com os shows artísticos cancelados, a tendência foi viabilizar, na medida do possível, as ‘mesmas’ atividades na segurança do isolamento possibilitada pelas novas tecnologias (Facebook, WhatsApp, Twitter, LinkedIn, etc.).

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    O abraço foi substituído pelo abraço emoji, a conversa tête-à-tête pelo chat ou a videochamada e a roda de conversa com amigos e colegas de trabalho pelo encontro no Zoom ou no Google Meet. E a televisão, na ausência do esporte ao vivo, encontrou a compensação na exibição de reprises de grandes jogos do passado, celebrando a experiência coletiva. Por tudo isso, muitos consideram inadequado falar em ‘distanciamento social’. Preferem a expressão ‘distanciamento físico’, pois o convívio social, embora de forma virtual, mantém-se intenso.

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  • BOLSA DE ESTÁGIO 2020

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    PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTÁGIO 2020 NO INPEAU/UFSC

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    Estão abertas, até 02 de março de 2020, as inscrições para estudantes de graduação presencial da UFSC, que poderão ser admitidos como estagiários, nos termos do Edital 15/PROGRAD/2019 (PIBE 2020) e Edital Complementar 001/PROGRAD/2020. A bolsa é do tipo ESTÁGIO no valor de R$787,98 e auxílio-transporte de R$220.

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    A atuação é para o período de março a dezembro de 2020, e a efetivação das bolsas está condicionada a concessão de vagas aos integrantes do INPEAU/CSE/UFSC e a aprovação da participação dos acadêmicos pelos órgãos responsáveis.

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    São critérios obrigatórios para a admissão, considerando os termos dos editais, e as peculiaridades das atividades a serem desenvolvidas:

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    -Ser aluno regular da UFSC, nos cursos de graduação presencial de Administração, Contabilidade ou Sistemas de Informação;
    -Possuir Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) superior a 6,0;
    -Dispor de 20 horas semanais para dedicação a bolsa;

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    São critérios classificatórios, no caso de haver candidatos em quantidade superior a quantidade de vagas de bolsas ofertadas:

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    -Valor do IAA, mensurado de 0 a 10 pontos, atribuindo-se 10 pontos ao IAA 10 (peso 3);
    -Experiência, em meses completos, de atuação em atividades relacionadas a Gestão Universitária, sendo atribuído 1 ponto por mês completo, até o limite de 24 pontos (peso 5);
    -Realização de cursos ou capacitações em informática (peso 2).

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    Aos interessados na candidatura, encaminhar Currículo exclusivamente pelo email cigu2020@gmail.com, até 02 de março de 2020, COM TELEFONE.