INPEAU – Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária

  • Delegação da UDELAR realiza reunião no INPEAU

    No dia 27 de novembro de 2025, a Sra. Ana Laura Martín López, administrativa, e o Prof. Luis Leopold, Pró-Reitor de Gestão, ambos da Universidad de la República (UDELAR), do Uruguai, realizaram uma visita técnica no Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) com a presença do Prof. Pedro Antônio de Melo, Presidente do INPEAU, Enio Snoeijer, técnico-administrativo e responsável pelo setor de Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) do INPEAU e o Prof. Marcos Baptista Lopez Dalmau, pesquisador do INPEAU e docente do Departamento de Ciências da Administração (CAD).

    Na ocasião, os participantes apresentaram brevemente seus interesses de colaboração mútua entre o INPEAU e a UDELAR.


  • XXIV Congresso Internacional de Gestão Universitária (CIGU) 2025

    Evento

    O XXIV Congresso Internacional de Gestão Universitária (CIGU 2025), ocorrido entre 24 e 26 de novembro de 2025, teve como objetivo de fortalecer a gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) e a cooperação internacional entre o Brasil e a América Latina. O CIGU, realizado no Hotel Majestic, foi organizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) da UFSC e também contou com a colaboração de dirigentes de IES e organizações da América Latina: Hugo René Gorgone, da Universidad Tecnológica Nacional (Argentina); Marcelo Héctor Efrón, da Asociación de Especialistas en Gestíon de la Educación Superior (Argentina); María del Carmen Parrino da Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina); Mariana Foutel, da Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina); Ana Stefanía Bravo Muñoz, da Universidad Técnica Particular de Loja (Equador); Raúl Salinas Morel, da Universidad Tecnológica Intercontinenta (Paraguai); Willian Cantero Lusardi, da Universidade Nacional de Caaguazú (Paraguai); e Tommy Wittke Tallar, da Universidad de la República (Uruguai).

    Representantes de diversas IES e entidades da América Latina estiveram reunidos em painéis, apresentações de trabalhos acadêmicos, rodas de conversa entre outras atividades, que contemplaram sete áreas temáticas: Gestão do ensino, da pesquisa e da Extensão nas IES; gestão estratégica, tática e operacional em IES; governança universitária; avaliação institucional em IES; liderança e Gestão de Pessoas nas IES; inteligência artificial e inovação tecnológica na Educação Superior; e internacionalização na Educação Superior.

    O XXIV CIGU apresentou como tema “Universidade como promotora da cultura da paz e propulsora do desenvolvimento socioeconômico”, além de comemorar o aniversário de 25 anos de existência.

    A abertura do evento contou com as seguintes autoridades: Prof. Irineu Manoel de Souza, Reitor da UFSC; Prof. José Fernando Fragalli, Reitor da UDESC; Prof. Hugo Ferreira González, Reitor da UTIC; Prof. William Cantero, Diretor de Relações e Cooperação da UNCA; Prof. Luiz Leopold, Pró-Reitor de Administração da UDELAR; Profa. Maria del Carmen Parrino, da UNTREF; Prof. Marcelo Hector Efron, Presidente da AEGES; Profa. Mariana Foutel, da UNMdP; Prof. Luciano Marcelino, do Rectoral Board Institute; e Prof. Pedro Antônio de Melo, Presidente do INPEAU.

    Homenagens

    Após a abertura do XXIV CIGU, ocorre a entrega de homenagens comemorativas aos 25 anos do CIGU para todas as pessoas e instituições, nacionais e internacionais, que ao longo da história contribuíram para a realização do evento.

    Destaque para a homenagem ao Prof. Pedro Antônio de Melo, Presidente do INPEAU, por toda a sua extensa trajetória e dedicação na organização do CIGU desde a sua primeira edição.

    Entrega do Prêmio Nacional de Inovação e Gestão Universitária 2025

    Durante o XXIV CIGU, foi entregue o Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária 2025, que este ano recebeu o nome do Prof. Lúcio José Botelho, in memoriam, como homenagem por sua atuação como gestor em diversas instâncias da UFSC, dentre elas o cargo de reitor entre 2004 e 2008. O título do projeto premiado foi ABEx – Produto de Gestão Acadêmica Inovadora para Formação Integral e Impacto Institucional, de autoria de Cláudio Alcides Jackoski.

    Lançamento de Livros

    No segundo dia do XXIV CIGU ocorreu o lançamento dos seguintes livros: Interfaces Regulatórias e Estratégicas Institucionais no Ensino Superior: reflexões aplicadas ao contexto brasileiro, dos autores Thiago Henrique Almino Francisco e Giancarlo Moser; Gestão Universitária em Foco: desafios contemporâneos na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, de Antônio de Macêdo Mota Júnior; Abordajes Diversos en el Campo de la Educación y Gobernanza de Entidades Educativas e Nuevos Aportes desde la Academia a la Gobernanza de Entidades Educativas, de Francisco Ganga-Contreras; e Profesión académica en las Ciencias Económicas: tensiones y condicionantes, de Mariana Foutel.

    Participação do Rectoral Board Institute

    Destaca-se, ainda, a parceria com o Rectoral Board Institute, uma comunidade global de lideranças da educação superior (ex-reitores, fundadores e gestores acadêmicos de diversos países) que, sob a presidência do Dr. Luciano Marcelino, promove debates a respeito da cultura educacional global.
    Durante o XXIV CIGU, o Rectoral Board Institute promoveu, no primeiro dia do evento, o painel Rectoral Board Global Meeting – Diálogos de Saberes para a Paz Global com o discurso de abertura intitulado “Educar para pacificar: o papel estratégico das IES Latino-
    americanas & Caribenhas apresentado pelo Prof. Dr. Rafael Rosell Aiquel – Reitor de la Universidade de Alba (Chile) e Presidente do Foro Académico Permanente América Latina, Caribe e União Européia – FAP ALC-UE.

    Apresentação do Coral do NETI

    O XXIV CIGU foi brindado com uma linda apresentação do Coral do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da UFSC, que apresentou clássicos nacionais e internacionais.


  • INPEAU recebe delegação de dirigentes de Institutos Politécnicos de Portugal

    No dia 17/11/2025, às 14h, o INPEAU recebeu uma delegação de Portugal composta pelos seguintes dirigentes: Prof. João Samartinho, Profa. Cristina Rodrigues e Prof. Rogério Palmeiro, do Instituto Politécnico de Santarém; Profa. Olinda Sequeira, do Instituto Politécnico de Tomar; Prof. Artur Romão, do Instituto Politécnico de Portalegre; e pelo Prof. Fernando Teixeira, do Instituto Politécnico de Beja.
    O encontro, realizado na sala dos conselhos do Departamento de Direito da UFSC, também contou com as seguintes participações da UFSC: Prof. Pedro Antônio de Melo, Presidente do INPEAU; Prof. Daniel Ricardo Castelan, Vice-Diretor do Centro Socioeconômico (CSE); Prof. Leandro Doreneles dos Santos, Chefe de Departamento de Ciências da Administração (CAD); Prof. Ricardo Niehues Buss, Subchefe do CAD; Prof. Alexandre Moraes Ramos, do CAD; Prof. Marcos Baptista Dalmau, do CAD; e o Me. Enio Snoeijer, servidor técnico-administrativo em educação (STAE) e responsável pelo setor de Assessoria de Cooperação Internacional do INPEAU.

    Na ocasião, os dirigentes dos Institutos Politécnicos apresentaram suas atividades e interesses de cooperação com o INPEAU e a UFSC, com enfoque nos temas Inovação e Empreendedorismo. Os professores da UFSC, por sua vez, também tiveram a oportunidade de comentar as atividades vigentes na UFSC e possíveis colaborações com Portugal.


  •  

     


  • Pesquisadores do INPEAU colaboram com livro lançado no Congreso de las Américas sobre Educación Superior (CAEI2025)

    O livro “Las universidades públicas en las Américas: desafíos compartidos y desarrollos institucionales” foi lançado em 15 de outubro de 2025, na Costa Rica, durante o Congreso de las Américas sobre Educación Superior (CAEI2025), organizado pela Organización Universitaria Interamericana (OUI).
    A obra,organizada por Óscar Garrido Álvarez (Universidad de Los Lagos), Claudio Rivera Mercado (Universidad de Los Lagos), Leticia Jiménez González (OUI) e Omar Altamirano Ojeda (Universidad de Los Lagos), reúne capítulos que apresentam visões de reitores e pesquisadores de universidades públicas de diferentes países com o objetivo de oferecer uma perspectiva ampla sobre os impactos das políticas públicas na educação superior das Américas, contribuindo de forma relevante para o debate acadêmico e profissional.

    O livro conta com a participação de pesquisadores do INPEAU/UFSC, por meio do capítulo “Las universidades públicas y la educación superior en Brasil: evolución, desafíos y tendencias”, cujos autores são: Dra. Graziele Alano Gesser, Dra. Fernanda Cristina da Silva, Dr. Pedro Antônio de Melo e Dr. Thiago Luiz de Oliveira Cabral.

    O capítulo apresenta um panorama da educação superior pública no Brasil, incluindo sua evolução histórica, e destaca dados estatísticos referentes ao período de 2000 a 2023. O texto evidencia a expansão do acesso impulsionada por políticas públicas e a consolidação de um modelo marcado pelo predomínio do setor privado, enquanto as universidades públicas concentram a maior parte da produção científica nacional. O capítulo discute, ainda, desafios como subfinanciamento, pressão por desempenho e mercantilização, além de tendências relacionadas à inovação, internacionalização e governança democrática.

    O trabalho reforça a atuação do INPEAU em discussões internacionais sobre Gestão Universitária, ampliando sua presença em produções acadêmicas internacionais.
    O lançamento da obra representa um marco importante para o fortalecimento de redes de cooperação e para o intercâmbio de conhecimentos entre instituições de diferentes países.

    • Acesso ao livro completo: Las-universidades-públicas-en-las-Américas-Desafíos-compartidos-Y-desarrollos-institucionales
    • Acesso ao capítulo elaborado pelos pesquisadores do INPEAU: Las-universidades-públicas-y-la-educación-superior-en-Brasil-evolución-desafíos-y-tendencias


  • Participação de pesquisadora do INPEAU no Congresso das Américas para Educação Internacional (CAEI2025) na Costa Rica

    A Profa. Dra. Luciane Stallivieri, pesquisadora do INPEAU, a convite da Organização Universitária Interamericana (OUI), participou, no período de 15 a 17 de outubro de 2025, do Congresso das Américas para Educação Internacional (CAEI2025), em San José, Costa Rica.

    Na ocasião, a pesquisadora participou do painel “Os desafios da mobilidade para todos: perspectivas transversais nas Américas”, com pesquisadoras do Canadá, da Colômbia e do Chile.
    No mesmo evento, a pesquisadora participou da Sessão Plenária, discorrendo sobre “Tendências e Prioridades na Internacionalização: Uma Conversa Global”, debatendo com especialistas em educação internacional do Canadá, Chile e México.
    A Profa. Dra. Luciane Stallivieri abordou também questões relevantes como as diferenças e complementariedades entre Democratização da Internacionalização e Internacionalização Inclusiva, bem como enfatizou a necessidade da humanização na Internacionalização da Educação.


  • Inscrições, clique aqui



  • Jornada Acadêmica sobre Internacionalização, Vinculação de Extensão e Investigação com Instituições de Ensino Superior do Paraguai organizada pelo INPEAU

    No dia 8 de outubro de 2025, às 10h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, ocorreu a Jornada Académica sobre Internacionalización, Vinculación de Extensión e Investigación organizada pelo INPEAU. O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas do Paraguai, dentre dirigentes e estudantes das Universidad Nacional de Asunción (UNA), Universidad Nacional de Canindeyu (UNICAN), Universidad Columbia del Paraguay (UCP) e a Universidad Católica de Asunción (UCA).

    A abertura do evento ocorreu a fala do Prof. Pedro Antônio de Melo, Presidente do INPEAU, que apresentou a mesa composta pelo Prof. Dr. Daniel Ricardo Castelan, Vice-Diretor do CSE da UFSC, o Prof. Leandro Dorneles, Chefe de Departamento de Ciências da Administração da UFSC, a Profa. Dra. Larissa Kvitko, Coordenadora do Curso de Administração da UFSC, o Prof. Dr. Juan Carlos Flor Almada, coordenador da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da UNA, o Prof. Dr. José Dávalos von Eckstein, docente investigador da UNICAN, o Prof. Christian Sannemamm, docente da UCP e o Prof. Diego Capello, docente da UNA e o Prof. Alberto Ayala, docente da UCA. Também estiveram presentes a Profa. Alice Rojas, da UCA e a Profa. Aurelia Gonzalez, da UNICAN.

    Após a abertura e apresentações dos membros da mesa, o evento teve continuidade com as seguintes palestras: Profa. Dra. Luciane Stallivieri (INPEAU/UFSC), com o tema “Inovação, Internacionalização Virtual e Interdisciplinaridade em Instituições de Ensino Superior”; Prof. Dr. Fernando Richartz (CCN/UFSC), com o tema “Ecossistema de Inovação e o papel da UFSC”; Prof. Dr. José Davalos von Ecktein (UNICAN), com o tema “Beneficios y desafíos en la formación del Contador Público en la modalidad presencial, híbrida y a distancia a nivel de grado y posgrado en Paraguay”; e o Prof. Daniel Balcaza, com o tema “Inducción y Entrenamiento del Talento Humano”.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Durante o evento, foi firmado o Acordo de Cooperação entre o INPEAU e a Faculdade de Ciências Econômicas da UNA, cujas atividades previstas envolvem, dentre outras, a mobilidade acadêmica de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo, atividades de investigação, dupla-diplomação e cotutela.