INPEAU – Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária


  • BOLSA PIBIC 2025-2026 – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 

     

    Estão abertas, até 25 de agosto de 2025, as inscrições para o cadastro de estudantes de graduação da UFSC atendidos por Política de Ações Afirmativas da Instituição, que poderão ser admitidos como bolsista PIBIC, nos termos do Edital PROPESQ n° 02/2025/PROPESQ (Bolsas PIBIC/CNPq 2025/2026). A bolsa é no valor de R$700,00, sob a coordenação do prof. Pedro Antônio de Melo.

     

    A efetivação da bolsa, e seu pagamento, está condicionada a concessão pela UFSC e o CNPq.

    São critérios obrigatórios para a admissão, o atendimento dos termos do edital da PROPESQ, e dispor de 20 horas semanais para dedicação a bolsa.

    São critérios classificatórios, no caso de haver candidatos em quantidade superior a um:

    -Valor do IAA, mensurado de 0 a 10 pontos, atribuindo-se 10 pontos ao IAA 10 (peso 2);
    -Experiência, em meses completos, de atuação em atividades relacionadas a Gestão Universitária, sendo atribuído 1 ponto por mês completo, até o limite de 24 pontos (peso 5);
    -Experiências em pesquisas, comprovado por meio de declaração de coordenadores de projetos de pesquisas quanto a participação em projetos ou grupos de pesquisa, ou artigo publicado, até o limite de 10 pontos (peso 2);
    -Realização de cursos ou capacitações em informática (peso 1).

    Aos interessados na candidatura, encaminhar mensagem com interesse pela vaga para o email inpeau@contato.ufsc.br, até 25 de agosto de 2025, COM TELEFONE, LINK DO CURRÍCULO LATTES E HISTÓRICO ESCOLAR DE GRADUAÇÃO NA UFSC ANEXADO.



  • Pesquisadores do INPEAU publicam artigo sobre Inovação, Internacionalização Virtual (VI) e Interdisciplinaridade em Instituições de Ensino Superior

    Os pesquisadores do INPEAU, doutorando Enio Snoeijer, Profa. Dra. Luciane Stallivieri, Prof. Dr. Alexandre Marino Costa e Prof. Dr. Pedro Antônio de Melo publicaram o artigo intitulado “Innovation, Virtual Internationalization, and Interdisciplinarity: the pillars of scientific entrepreneurship for the institutional excellence”, na Revista Brasileira de Gestão & Inovação (RBGI), da Universidade de Caxias do Sul – UCS.

    A pesquisa teve como objetivo investigar como Instituições de Ensino Superior (IES) utilizam inovação, internacionalização virtual (VI) e interdisciplinaridade para alcançar excelência institucional. O resultado foi a elaboração de um framework com base em um estudo teórico-reflexivo comparando as etapas do ciclo de internacionalização descrito por Knight (1994) e os três pilares propostos para a internacionalização, que são inovação, internacionalização virtual e interdisciplinaridade. O framework, composto por estes elementos, circundam e conectam as etapas do ciclo de Knight em uma perspectiva ampla, promovendo uma visão geral da instituição.

    Ademais, o modelo pode auxiliar as universidades a indicar as etapas e os elementos que devem ser implementados para aprimorar os resultados da internacionalização institucional.

    A Revista Brasileira de Gestão & Inovação está, atualmente, avaliada como A4 no Qualis CAPES.

    Mais detalhes e leitura na íntegra, acesse https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13553



  • Coordenadora da linha de pesquisa de Internacionalização do INPEAU realiza workshop sobre intercâmbio cultural e COIL na Université Côte d’Azur em Nice, França

    Durante a conferência International Digital Week, organizada pela Université Côte d’Azur em Nice, França, entre os dias 16 e 20 de junho de 2025, foi realizado um workshop sobre intercâmbio cultural e Collaborative Online International Learning (COIL). O workshop foi conduzido pela Dra. Luciane Stallivieri, Pesquisadora do INPEAU, em parceria com Osvaldo Succi Junior, professor do Centro Paula Souza (esquerda na foto), e com a participação de Iveri Kekenadze Gustafsson, da Lund University (centro na foto). A atividade contou com cerca de 30 participantes e teve como foco refletir sobre como iniciativas colaborativas virtuais entre pessoas de diferentes países podem fomentar o desenvolvimento de competências globais

    Um dos principais tópicos discutidos foi o entendimento de que a internacionalização virtual vai além da substituição de experiências presenciais: trata-se de um processo mais amplo de virtualização na educação. Foram apresentadas pela professora Luciane dez dimensões essenciais para orientar esse movimento, às quais os grupos adicionaram mais duas, geopolítica e psicológica. Também foi destacada a importância do engajamento institucional, da capacitação adequada e da definição clara de objetivos para garantir o sucesso de ações virtuais internacionais.