Pesquisadores do Inpeau apresentam seminário na Universidade Técnica de Lisboa

03/12/2009 11:26

Hoje, dia 3 de dezembro, pesquisadores do Inpeau apresentaram suas pesquisas na Universidade Técnica de Lisboa – UTL.

A doutoranda Andressa Sasaki Vasques Pacheco vinculada ao EGC/UFSC faz seu doutorado sanduíche no ISEG da Universidade Técnica de Lisboa. Sua pesquisa abrange o “Dimensionamento do sistema de transferência de conhecimento científico e tecnológico do SOCIUS/ISEG”.

O mestrando Maurício Rissi vinculado ao CPGA/UFSC, também está em Portugal no Socius/ISEG/UTL apresentou um estudo comparativo entre os Planejamentos Institucionais de ambas universidades. Sua pesquisa é intitulada por “Estudo comparativo do processo de construção e legitimação do Plano de Desenvolvimento Institucional entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Técnica de Lisboa”.

Estas pesquisas inserem-se dentro de um projeto maior, intitulado “Universidade e sociedade: cooperação transnacional e inter-institucional de conhecimentos em educação superior”, viabilizado pela parceria do INPEAU e o SOCIUS. O projeto conta com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os coordenadores do projeto são o Professor Pedro Antônio de Melo (INPEAU) e o Professor José Maria Carvalho Ferreira (SOCIUS).

Veja os slides: “Dimensionamento do sistema de transferência de conhecimento científico e tecnológico do SOCIUS/ISEG” de Andressa Sasaki Vasques Pacheco

Veja os slides: “Estudo comparativo do processo de construção e legitimação do Plano de Desenvolvimento Institucional entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Técnica de Lisboa” de Maurício Rissi