Fórum Universidade em Debate – Avaliação da Educação a Distância: Institucional e de Cursos

18/06/2010 11:17

O INPEAU – Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária, o Departamento de Administração – CAD, e o Curso de Graduação em Administração a Distância, realizaram nesta terça-feira, dia 15 de junho,  às 10 h no auditório do Centro Sócio-Econômico, mais um fórum Universidade em Debate, que tem como objetivo ser um fórum permanente de discussões sobre questões vitais para o fortalecimento da Educação Superior.

A palestrante convidada foi a Profa. Dra. Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, Vice-Secretária de Avaliação Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. A Professora tem experiência no campo da avaliação universitária tanto em questões teóricas como práticas, tendo desenvolvido doutorado na área, além de outros projetos de pesquisa, especialmente na integração entre Avaliação e Planejamento Institucional de IES. O tema tratado é de alta relevância e bastante desafiador – Avaliação da Educação a Distância: Institucional e de Cursos – especialmente tratando do caso real da UFRGS.

Na palestra foi exposto o Cenário da Educação, destacando os números do Censo da Educação Superior (2008), onde 12,5% dos alunos da educação superior estão na Educação a Distância. Os números revelam que entre 2002 e 2008 houve uma expansão de 17 vezes o tamanho inicial, alcançando 727.961 alunos. Estes dados remetem a reflexões que geram a pergunta: Que tipo de educação queremos para o futuro?

Para que a resposta seja “Educação de Qualidade” é imprescindível que a expansão da educação superior seja acompanhada de avaliação em dois sentidos, um de controle dos dados mínimos de qualidade e outro no sentido de gerar diagnósticos para melhoria da gestão da educação. Assim, de um lado tem-se no âmbito ministerial uma necessidade de acompanhamento das instituições e, por outro, a própria instituição por meio das CPAs – Comissões Próprias de Avaliação, que procuram além de acompanhar a gestão e gerar diagnósticos para melhoria.

Neste panorama, que exige qualidade da Educação Superior ao mesmo tempo em que se expande, a avaliação da Educação a Distância é permeada, segundo a palestrante, principalmente por cinco instrumentos:

1. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES;

2. Referenciais de Qualidade para Educação a distância;

3. Instrumento de Autorização de Curso para a oferta na modalidade a distância;

4. Credenciamento de Pólo de apoio presencial para educação a distância; e

5. Instrumento de Credenciamento institucional para oferta na modalidade a distância.

Embora haja uma grande gama de mecanismos, a palestrante ressalta que tais instrumentos precisam ser adequados às especificidades da Educação a Distância, sobretudo no que diz respeito às tecnologias e recursos humanos (tutores) inerente a mesma. Além desta necessidade de melhoria dos instrumentos, o controle sobre as matrículas (na UFRGS) e informações referente às mesmas carece de um controle único, em conjunto com as matrículas do ensino presencial, ambas a serem geridas na Pró-Reitoria de Graduação. Ainda no campo dos desafios, o cronograma estabelecido para a educação a distância é diferenciado da educação presencial, fator que torna mais complexa a gestão acadêmica das diferentes modalidades de aluno.

Ao final da palestra foram realizadas intervenções (perguntas e diálogos) dos presentes buscando comparar a realidade entre a UFSC e UFRGS no sentido de entender o estado atual da Administração Universitária, especificamente na Avaliação Universitária no campo da Educação a Distância. Por fim, concluiu-se que os desafios para Gestão de EaD são enormes, contudo a vontade e o esforço para superá-los e diário e tende a se consolidar com o decorrer dos anos.

Adm. Luciano Sergio Michelan

Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

E-mail: lucianomichelan@inpeau.ufsc.br

Site: www.inpeau.ufsc.br