Pesquisador do INPEAU participa do CIÊNCIA 2010 ENCONTRO COM A CIÊNCIA E TECNOLOGIA, em Portugal

14/07/2010 11:16

O Pesquisador do INPEAU Luiz Alfredo Silveira, que se encontra em Portugal para realizar o Projeto de Pesquisa de Estágio Pós-doutorado sob o tema “Transferência de Conhecimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade para a Sociedade Empresaria”,  participou do: CIÊNCIA 2010ENCONTRO COM A CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM PORTUGAL (http://www.ciencia2010.pt/home/), no período de 04 a 07 de Julho de 2010, realizado no Centro de Congresso de Lisboa. O evento trouxe um grupo expressivo de pessoas ao debate científico. Promovido pelo Conselho de Laboratórios Associados e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com a colaboração da AGÊNCIA CIÊNCIA VIVA, teve um número aproximadamente de 2160 inscritos no Encontro, 433 posters de doutorandos e de estudantes, 150 de Instituições de Investigação que refletem uma tendência de aproximação entre os mundos empresarial e científico. No debate a mensagem do Secretário do Conselho dos Laboratórios Associados dirige ao Primeiro Ministro José Sócrates, comentou que “a Ciência já não é apenas uma promessa, hoje é trabalho e desenvolvimento cientifico”.

A mensagem transmitida aos milhares de participantes no evento foi idêntica: Portugal tem de continuar a investir em ciência para progredir econômica e socialmente. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, sublinhou que, mesmo sob uma conjuntura econômica difícil, é necessário continuar a apostar. “Sabemos, hoje, ter muito que fazer, precisamos de uma determinação maior do que nunca. O Ministro apelou à comunidade cientifica que “é essencial que aja e se demonstre a importância da ciência e da tecnologia para o futuro do País”.

No Encontro com a Ciência uma forte presença de empresas e a questão da internacionalização da Ciência marcaram este encontro que se realiza numa altura em que os números em relação a esta área do conhecimento deixam Portugal mais satisfeitos consigo mesmo.

O Estágio Pós-doutor é resultado dos protocolos em vigor entre a Universidade Federal de Santa Catarina – INPEAU e Universidade Técnica de Lisboa – SOCIUS e ao abrigo do PROGRAMA CAPES – FCT, Projeto nº 250/09.