Reitor da UFFS esteve na UFSC e proferiu palestra aos alunos do Departamento de Ciências da Administração

27/04/2011 12:12

O professor Jaime Giolo, Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, esteve na UFSC nesta quinta-feira, 14/04, em audiência com o Reitor Alvaro Prata para tratar de assuntos relacionados à UFFS. Visitou o Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU e o Mestrado Profissional em Administração Universitária – PPGAU, no Centro Socioeconômico, onde foi convidado a proferir palestra aos alunos do Curso de Administração.

Ao iniciar sua conversa, falou da história, construção e desenvolvimento da UFFS, que já se tornou destaque nacional por sua capacidade empreendedora. Afinal, em pouco mais de um ano de existência, já selecionou e contratou 284 professores, 273 técnico-administrativos, além de contar com 3.792 alunos matriculados. Falou das dificuldades na construção de uma instituição desta magnitude, dos desafios atuais e futuros, e da importância da UFFS como instituição comprometida com o social e promotora do desenvolvimento econômico da região.

O prof. Giolo impressionou aos alunos pela retórica, pela tranqüilidade e convicção nos seus atos como ser humano e administrador. Ao falar de sua trajetória pessoal e profissional e dos desafios enfrentados na construção da UFFS demonstrou que há dentro dele o espírito de um “empreendedor nato” que faz a diferença numa instituição como a Universidade.

Ao despedir-se dos alunos da disciplina Cultura empreendedora, deixou evidente que os desafios enfrentados hoje pela equipe da UFFS deverão consolidar uma Instituição de excelência, que precisará de administradores como os que estão sendo formados pela UFSC. Ao falar da complexidade do processo de administrar uma instituição como a Universidade, provocou os alunos para, futuro próximo, assumirem cargos de administradores e professores da UFFS.

O prof. Jaime Giolo é professor e Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1982), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993); doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado em Educação Superior Brasileira pela Unicamp (2009). Foi professor e Vice –Reitor da Universidade de Passo Fundo de 1985 a 2009. Foi coordenador geral de estatísticas da educação superior (2005-2006) e coordenador geral de avaliação institucional e dos cursos de graduação (2006-2007) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação e política educacional, ocupando-se principalmente com os seguintes temas: teorias educação, educação superior, história da educação do Rio Grande do Sul.

Prof. Pedro Melo

desenvolvimento econômico da região.
profissional e dos desafios enfrentados na construção da UFFS demonstrou que há
como a Universidade.
Ao despedir-se dos alunos da disciplina Cultura empreendedora, deixou evidente
que os desafios enfrentados hoje pela equipe da UFFS deverão consolidar uma
formados pela UFSC. Ao falar da complexidade do processo de administrar uma
cargos de administradores e professores da UFFS.
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1982), mestrado
São Paulo (1997) e pós-doutorado em Educação Superior Brasileira pela Unicamp
(2009). Foi professor e Vice –Reitor da Universidade de Passo Fundo de 1985
a 2009. Foi coordenador geral de estatísticas da educação superior (2005-2006)