PPGAU e INPEAU Recebem fundador da UNISUL, o imortal catarinense Oswaldo Della Giustina.

18/05/2011 03:23

Na tarde do dia 11 de maio de 2011, uma figura de estatura intelectual incomum agraciou os estudantes, pesquisadores e professores membros do PPGAU – Programa de Pós Graduação em Administração Universitária e do INPEAU – Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária com sua presença e palestra. O filósofo, jornalista, professor, autor premiado, homem público e ocupante da cadeira nº 34 da Academia Catarinense de Letras, Oswaldo Della Giustina, que, entre outros diversos feitos, fundou e dirigiu a então FESSC – Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina, hoje UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, falou aos ouvintes da transformação social que o mundo hoje atravessa e a escolha que a universidade precisa fazer, de participar ativamente da formação de um mundo de cooperação e inclusão.

O professor falou por duas horas, argumentando que o mundo está atravessando uma transformação civilizatória diferente de todas as anteriores em velocidade e na globalidade das mudanças, tornadas possíveis pela tecnologia da informação hoje disponível. O autor ressalta que, apesar de todas as mudanças e suas velocidades, o que ainda não emergiu foi uma nova teoria da organização social. Embora todos os aspectos externos da ‘sociedade global’ tenham se modernizado, o sistema econômico e político em seu centro não acompanharam tais mudanças. O professor ilustrou suas alegações com a seguinte comparação: “seria o motor do Ford T capaz de equipar um Fórmula 1? Será que o motor do pequeno avião de Santos Dummont, Demoiselle, seria adequado para mover o ônibus Espacial?”

O professor, que também leciona Planejamento Estratégico, instou os presentes, estudantes e professores de disciplinas em administração em várias capacidades, a repensarem o papel da universidade nesta nova organização social em gestação, instando-nos a buscar um papel relevante para a instituição universidade nesta transformação, que ocorrerá “com, sem, ou contra os sistemas políticos” que compõem o status quo.  Por fim, antes e durante a seção de perguntas e respostas, Della Giustina alertou-nos para evitar a tendência conservadora da universidade e abraçar uma nova ética de cooperação para a mudança, sob pena de que a famosa profecia de Peter Drucker, de que “-Se a Universidade não mudar, em 30 anos vai se tornar um cemitério” tornar-se realidade.

A estimulante palestra foi seguida por uma breve sessão de perguntas e respostas e um cocktail na própria sala de aula.

Flávio Kauling, Mestrando CPGA-UFSC, pesquisador UFSC e professor Universitário.