Reitor da UFFS fala sobre desafios da gestão de uma universidade em implantação

24/08/2011 16:15

A palestra do prof. Jaime Giolo, Magnífico Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, ontem, no auditório do Departamento de Ciências da Administração – CAD foi uma excelente oportunidade de aprendizado aos atuais e futuros gestores universitários e aos pesquisadores da área. De forma simples e descontraída, o prof. Giolo contou sobre suas experiências à frente de uma universidade federal em implantação contrapondo-as a outras atividades administrativas desempenhadas em uma instituição universitária comunitária onde atuou por mais de vinte anos.

Foi justamente este comparativo que permitiu ao público presente refletir sobre a tão enfatizada complexidade da universidade que varia em função do contexto em que é gerida, das pessoas que integram a sua administração e dos atores com quem se relaciona direta ou indiretamente. Este comparativo permitiu ainda que fossem percebidos alguns desafios inerentes a gestão de uma universidade em implantação em relação a uma universidade já estabelecida.

O Magnífico Reitor da UFFS pautou sua fala por alguns princípios administrativos que julga fundamentais para uma boa gestão na universidade pública. Dentre esses princípios podem ser mencionados: a integração que deve haver entre a equipe com quem se trabalha; a necessidade de reconhecer o trabalho desta equipe; a ética e o respeito às regras e a legislação da administração pública; a importância do diálogo com a comunidade acadêmica e com a equipe administrativa; a necessidade de se fazer presente ainda que em uma instituição multi campi como é o caso da UFFS.

Ao final da palestra o professor Giolo colocou-se a disposição para responder a questões propostas pelo público presente.

Texto: Raphael Schlickmann