Reitora do IF-SC fala de Gestão aos alunos do PPGAU

15/03/2012 15:31

Na terça-feira, dia 13 de março, foi realizada a aula magna do Mestrado Profissional em Administração Universitária, ministrada pela Profª Maria Clara Kaschny Schneider, reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC).

DSC05502
DSC05584

Com o tema “Desafios e Estratégias para Gestão da Educação Superior Pública Brasileira”, a reitora falou sobre as mudanças nas políticas públicas que estamos vivenciando, que refletem na educação superior no cenário nacional e internacional, e em particular, a expansão do ensino federal superior e tecnológico no Brasil, com ênfase no IF-SC, que iniciou o ano de 2006 com três campi, e agora tem dezenove em todo estado, e com o projeto de construção de mais dois.

Além do desafio da expansão mantendo a qualidade, a instituição passou pela mudança de CEFET para IF-SC, realizada em 2008, conforme a lei nº 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, um desafio maior ainda, pois alterou a identidade e a atuação da instituição. Com essa mudança, o IF-SC assume o compromisso com a formação profissional articulada aos arranjos produtivos locais e regionais, promovendo ciência e tecnologia.

DSC05556 O Plano de Gestão 2011-2015 foi concebido a partir dos princípios da inclusão, integração, responsabilidade social, solidariedade, sustentabilidade e valorização. Os focos são inovação, fortalecimento e autonomia, com três eixos: pessoas; articulação ensino, pesquisa e extensão; e uma gestão democrática, ética e transparente.

As pessoas, em primeiro lugar, porque são elas que constroem e implantam estratégias inovadoras de gestão.

A articulação ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo pesquisa aplicada também nos cursos técnicos, para formar profissionais capazes de fazer mudanças. É um grande desafio, porque ainda não há o costume de fazer pesquisa neste nível de ensino sem fazer uma mera reprodução da graduação, porque são diferentes, e os alunos têm perfis diferentes.

A gestão precisa trabalhar com a complexidade. A estrutura de múltiplos campi  traz mudanças e requer uma visão estratégica de gestão desenvolvida em uma rede colaborativa, com solidariedade entre a reitoria, os campi e a sociedade.

A reitora concluiu a aula, ressaltando que não são poucos os desafios deste processo, mas o IF-SC trabalha apostando em uma instituição que faça uma transformação no país, através da formação dos alunos.

DSC05588

Por  Flora Moritz da Silva
Mestranda CPGA/INPEAU

Veja ainda a matéria do IF-SC sobre a vinda da Reitora Profª Maria Clara Kaschny Schneider  para falar aos alunos do PPGAU:
Clique aqui!