Pesquisador do INPEAU Lança livro na UFSC sobre Administração Patrimonial

09/04/2012 18:27

Foi com muita honra que participamos do lançamento de mais um livro de nosso amigo e  pesquisador do INPEAU José Francisco Bernardes. O livro aborda um tema espinhoso, controverso, mas emergencial, sobretudo,  pela emergência de sua aplicabilidade. Temos certeza que trará contribuições inestimáveis, principalmente às universidades que carecem de modelos capazes de minimizar sua problemática.

Francisco receba os cumprimentos da Equipe do INPEAU.

Matéria AGECOM:
Livro que fala da administração patrimonial foi lançado na Reitoria. Num concorrido coquetel, o professor José Francisco Bernardes lançou dia 30, na ante-sala da Reitoria da UFSC, o livro “Administração patrimonial”, editado pela Imprensa Universitária. O evento foi prestigiado por colegas e por servidores de vários setores da Universidade. Na obra, ele publica os resultados de sua tese de doutorado sobre o tema e das pesquisas que fez visando à unificação dos setores de patrimônios das instituições públicas federais, assunto que também abordou no livro anterior, “Gestão patrimonial: materiais permanentes e bens móveis”, de 2008.

Na abordagem do tema, Bernardes volta a enfocar, com mais profundidade, as estratégias de gestão patrimonial, tentando suprir as lacunas que a literatura especializada ainda apresenta. Ele diz que as organizações despendem elevados recursos financeiros na aquisição de bens móveis e imóveis, para fornecer serviços ou realizar projetos e pesquisas, mas a gestão de controle patrimonial continua sendo vista como um serviço meio. “As inovações nos setores de patrimônio públicos e privados acontecem lentamente e identifica-se pouca literatura a respeito da temática”, afirma o autor na introdução do livro. Além de suprir essa demanda, ele quis, coma obra, apresentar detalhes técnicos que podem ajudar aos gestores no desenvolvimento de estratégias e políticas de controle patrimonial em suas organizações.

“Administração patrimonial” contém conceitos e definições acerca do tema patrimônio e se detém em aspectos como gestão do conhecimento, procedimentos metodológicos de pesquisa, análise de dados e resultados em cases como a UFSC e o Tribunal de Justiça Federal de Santa Catarina. Também traz diretrizes e modelos que podem nortear a administração patrimonial nas instituições e uma série de apêndices que servem de suporte para os conteúdos apresentados ao longo da obra.

Na conclusão, ao falar do modelo de comunicação, em especial no âmbito do serviço público, Bernardes constata que “a área de administração patrimonial carece de dados e informações institucionais atualizados” e que “a divulgação das leis, normas e regulamentos não acontece por toda a instituição”. Assim, “na hora da execução das tarefas e rotinas patrimoniais não existe um entendimento claro de como as coisas deveriam acontecer”.

José Francisco Bernardes é graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações, mestrado em Administração e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, sempre na UFSC. Desde 1979 é servidor técnico-administrativo na Universidade, onde também atuou como professor colaborador/voluntário em disciplinas ligadas às áreas de administração e recursos humanos. Suas linhas de pesquisa são administração, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, gestão universitária, sistemas de informação e empreendedorismo, entre outras.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom
Assessoria de Comunicação Educativa da Secretaria de Planejamento e Finanças – ACE/Seplan | Seção de Apoio ao Sistema de Comunicação
Educativa da Agência de Comunicação – Comunica/Agecom | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA