Profº Jesué Graciliano da Silva fala no PPGAU sobre Processo Decisório no IF-SC

11/05/2012 14:26

A convite dos mestrandos da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior do curso de Mestrado Profissional em Administração Universitária, o Profº Jesué Graciliano da Silva ministrou, na tarde desta quarta-feira, dia 09 de maio, uma palestra sob o tema “Processo Decisório no IF-SC”.

Na palestra o professor destacou a atual fase de expansão da Instituição que passou de 03 campi em 2006 para 19 em 2012, e chagará a 21 campi até 2013. Também sinalizou como princípios de gestão no IF-SC: gestão participativa, autonomia dos campi, identidade institucional, inclusão e inovação.

“Nessa fase de expansão, a distância dos campi dificulta a interação Reitoria-Campus, necessitando de um planejamento mais integrado entre os setores da reitoria e sua representação nos campi”. Comentou também da importância das reuniões setoriais periódicas como forma de consolidar os novos procedimentos propostos.

Uma das alternativas que está sendo implantada aos poucos é a regionalização de algumas atividades típicas da Reitoria visando agilizar a tomada de decisão e atendimento mais ágil das demandas.
Sem título 3Destacou, também, a estrutura organizacional e o papel dos Conselhos, Colegiados e Diretorias no auxílio à tomada de decisão no IF-SC: “é muito importante a representação nos conselhos de segmentos da sociedade civil, poder público, docentes, discentes e sindicatos, pois possibilita maior transparência e credibilidade aos processo de decisão na Instituição”. Segundo Jesué, as decisões estratégicas no IF-SC são decididas por meio de fóruns e colegiados e baseadas por indicadores.

Por fim, ressaltou a importância de consolidar a imagem e a identidade institucional em todos os campi do IF-SC e observou que a transformação das vidas de milhares de estudantes, principalmente no interior do estado, por meio da educação profissional é o resultado dessa forma de pensar a gestão do IF-SC.