REITOR DO IFC VEIO À UFSC PROFERIR PALESTRA AOS ACADÊMICOS DO PPGAU E PESQUISADORES DO INPEAU

15/05/2012 23:28

Nesta terça-feira, 15/05/2012, o Profº. Francisco José Montório Sobral, Magnífico Reitor do Instituto Federal Catarinense, veio à UFSC, no Fórum Universidade em Debate, proferir palestra aos acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária – PPGAU e pesquisadores do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU. O evento ocorreu às 19hs no auditório do CAD, Centro Sócio-Econômico, e teve como tema central Uma nova institucionalidade da Educação Superior.
O Profº. Francisco Sobral iniciou a palestra resgatando que os institutos foram criados na época da legislatura do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentando as diferenças do Instituto Federal Catarinense – IFC em relação ao Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. O Instituto Federal Catarinense não é programa de governo, em que pode acabar sob nova gestão, pois foi criado por lei, e quando da criação dos institutos, visava a interiorização no Brasil, em especial por meio de campi, potencializando a capilaridade da educação em todas as regiões brasileiras.
Evidenciou que o ensino técnico dos institutos é diferente dos oferecidos por entidades paraestatais, como o SENAI, pois os institutos visam a integração com o ensino médio, sendo que a técnica é ensinada com o princípio científico, oferecendo educação ampla e profunda, focando não apenas a técnica em si, mas o entendimento científico do funcionamento do sistema. Assim, ressaltou, o profissional não fica obsoleto em um curto espaço de tempo, como nas áreas da informática e engenharias.

O palestrante demonstrou que esse formato de educação possibilita aos acadêmicos decidir com melhor propriedade que carreira seguir, sendo um caminho como técnico, e outro no meio acadêmico com foco na pesquisa, fazendo graduação, mestrado e doutorado. O Magnífico Reitor contextualizou que no Brasil há falta de profissionais na área das engenharias, e não duvida que poderá chegar um momento em que haverá um “apagão” de engenheiros. Os institutos contribuem para reverter ou pelo menos amenizar essa situação.

Outro benefício para o país que os institutos trazem é a possibilidade de capacitação de profissionais que criarão tecnologias genuinamente brasileiras, tornando a nação menos dependente tecnologicamente. Demonstrou que a gestão do IFC é mais descentralizada em relação os IFSC, em decorrência de suas próprias origens, tornando a estrutura do IFC mais enxuta, onde os campi possuem maior autonomia, quando comparada ao IFSC. Esse fato possui pontos positivos, mas também negativos.

O Profº. Francisco Sobral, Magnífico Reitor do IFC, oportunizou aos participantes informações preciosas sobre as características, objetivos e funções dos institutos, contextualizando a sua importância frente aos desafios pelo qual passa a sociedade brasileira.