Secretário do Planejamento do Estado, Filipe Melo veio à UFSC proferir palestra aos alunos do Curso de Administração a convite do Diretor do INPEAU

29/05/2012 19:30

O secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello, conversou com acadêmicos do 4º período do curso de Administração da UFSC, sobre ações de planejamento do Governo do Estado para Santa Catarina, nesta segunda-feira (14), no Centro Sócio Econômico da Universidade.

Filipe Mello colocou a importância de planejar o Estado em longo prazo, respeitando as diferenças regionais, tendo como premissa as demandas de cada localidade. Destacou dois importantes planos, o Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) e o Plano Catarinense de Desenvolvimento (PCD), feitos a partir das Secretarias de Desenvolvimento Regional, coordenados pela Secretaria do Planejamento. “O PDR vai fomentar o desenvolvimento sustentável da região abrangida por cada uma das 36 SDRs, assegurando a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.

Devem constar no PDR, iniciativas que assegurem o desenvolvimento regional nas cinco dimensões estratégicas estabelecidas pelo Plano Catarinense de Desenvolvimento: Economia e Meio Ambiente (Infraestrutura, Iniciativas Empreendedoras, Agricultura e Meio Ambiente); Social (Saúde, Assistência Social, Trabalho e Habitação, Educação e Cultura, Segurança); Tecnologia (Ciência, Tecnologia e Inovação); Política Pública (Gestão Pública).

O Plano de Desenvolvimento Regional tem a função de promover a integração e o alinhamento com o PCD, o Plano Plurianual (PPA); a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), e ainda as demais iniciativas de desenvolvimento regionais promovidas pelo poder público, pelo mercado e pela sociedade civil organizada. “É necessário contemplar iniciativas estratégicas de responsabilidade do Estado c

atarinense prevendo ações, indicadores de resultado, metas, prazos, recursos financeiros e agentes responsáveis”, completou.
O secretário do Planejamento falou que os PDRs estão em fase final de elaboração pelas Secretarias Regionais e após serão encaminhado para SPG fazer a revisão, que contemple as necessidades atuais e futuras da região. A partir dos Planos Regionais, é que será formulado o Plano Catarinense de Desenvolvimento, para planejar o Estado até 2030. “É papel da Secretaria do Planejamento, e dos demais órgãos do Estado, garantir sua implementação de forma contínua e consistente”, concluiu.

Informações adicionais: jornalista Renata Furlanetto, telefones: (48) 3665-3319/9186-9740, e-mail: renata@spg.sc.gov.br

Secretaria de Estado do Planejamento