FÓRUM UNIVERSIDADE EM DEBATE

15/05/2013 01:36

 

Diretor de Ensino e Pro-reitor de Ensino substituto do IFSC, Prof. Paulo Wollinger, profere palestra aos alunos do PPGAU.

 

A turma do Mestrado em Administração Universitária (PPGAU/UFSC) recebeu nesta terça-feira (14/05) o Diretor de Ensino e Pro-reitor de Ensino substituto do IFSC, Prof. Paulo Wollinger, palestrando sobre os temas REUNI, Expansão Institutos Federais e UAB.

 

Wollinger foi também Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SESU/MEC) e Secretário de Educação Superior substituto no período de concepção e implementação dos programas. O Diretor conversou com os mestrandos sobre as origens técnicas e políticas dos projetos de expansão bem como as dificuldades de implementação dos programas e os resultados obtidos com a expansão do ensino superior e técnico-profissionalizante no Brasil nos últimos 10 anos.

Foi destacado o amplo investimento na ampliação de vagas e unidades de ensino federais: as Universidades Federais possuíam 148 campi em 2002 e até 2014 serão 321 campi; os Institutos Federais possuíam 140 campi e serão 562 campi até o ano que vem.

 

O Diretor destacou, ainda, que o déficit de vagas no ensino superior e no ensino técnico-profissionalizante ultrapassam 6 milhões e esse é o grande desafio das Universidades e Institutos: ofertar educação pública, gratuita e de excelência. Na opinião do professor isso vem ocorrendo de forma lenta e gradual mas as perspectivas de melhoria são grandes.

 

Para encerrar, ressaltou que “além dos desafios de estrutura física, quadro de pessoal e discussões pedagógicas que a Expansão apresenta, há um déficit muito grande e a necessidade urgente de gestores especializados para administração de institutos e universidades” e assim parabenizou a iniciativa do PPGAU em formar futuros gestores com excelência e discussões atuais e democráticas.

 

Por Érico de Avila Madruga