FÓRUM UNIVERSIDADE EM DEBATE

15/05/2013 22:20

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC, Prof. Andrei Zwetsch Cavalheiro, proferiu palestra aos alunos do PPGAU sobre Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 

O Mestrado em Administração Universitária (PPGAU/UFSC) recebeu nesta quarta-feira (05/06) o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Prof. Andrei Zwetsch Cavalheiro, palestrando sobre Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI na disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior, ministrada pelo Prof. Pedro Antônio de Melo.

 

Andrei apresentou o processo de construção do PDI do IFSC para 2014 a 2018 iniciado em 2012 e ainda em andamento. O Pró-Reitor explicou aos mestrandos os conceitos técnicos, componentes obrigatórios do documento – que pode ser considerado um “macro-planejamento” da instituição – e os desafios e inovações das metodologias adotadas no IFSC e em outras instituições públicas de ensino. O PDI tem vigência de 5 anos e, nas palavras do Prof. Andrei, é essencial e trata-se de “um documento da instituição e não da gestão“, pois ultrapassa o mandato do Reitor, sendo discutido e elaborado por todos os servidores dos campi e da reitoria, por meio de seminários e comissões.

 

Afirmou, ainda, a necessidade de a alta gestão (Reitor, Pró-Reitores e Diretores Gerais de campus) estarem comprometidos com a elaboração e execução do PDI e, principalmente, de todos os servidores conhecerem e entenderem a importância do documento. “Somos uma instituição multicampi, com 21 campi e a reitoria, distribuídos em 18 cidades de Santa Catarina; é preciso que tenhamos claras as diretrizes administrativas e pedagógicas da instituição para que sejamos igualmente eficientes na aplicação dos recursos públicos e atendamos, com qualidade, ao nosso objetivo institucional, que é ofertar educação pública, gratuita e de excelência” ressaltou o Pró-Reitor.

 

Para encerrar, o Prof. Andrei resumiu que “é necessário alinhar as políticas de planejamento e execução orçamentária e esse tem sido o grande desafio da atual gestão; o PDI contém, dentre outros aspectos, diretrizes e objetivos de cursos a serem implementados em cada campus e políticas de gestão administrativa e pedagógica que definem a identidade e a missão da instituição. Além disso, é necessário ter-se em mente que uma instituição sem planejamento efetivo está fadada ao insucesso.”.

 

Currículo

 

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ingressou na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 1997, na antiga Escola Técnica Federal de Pelotas (atual IF Sul-Rio-Grandense). Foi redistribuído para o IF-SC em 2008, Campus Araranguá, onde foi Diretor-Geral entre 2009 e 2011, antes de se tornar Pró-Reitor.