Livro identifica melhores práticas de gestão e ensino escolar

26/09/2013 21:53

O professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, Maurício Fernandes Pereira, e o mestrando em Administração, Diego Calegari, lançaram o livro “Planejamento e estratégia das escolas: o que leva as escolas a ter alto desempenho” (Editora Atlas). A obra avalia o que as escolas que conseguiram ter uma boa avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fizeram para atingir tais resultados. A pesquisa foi realizada em cinco das dez escolas mais bem avaliadas no Ideb no Estado de Santa Catarina das séries iniciais (1º ao 5º ano), todas do município de Joinville.

Por meio de comparação entre as escolas, os autores identificaram as melhores práticas de gestão e ensino escolar que foram capazes de levar a um aumento no desempenho dos alunos, segundo os critérios e forma de avaliação do Ideb. Foram entrevistados diretores, professores e supervisores. A pesquisa mostrou que, apesar das condições sociais e econômicas das escolas influenciarem muito os resultados da aprendizagem dos alunos, a atuação da equipe pedagógica se faz igualmente importante para se chegar a uma instituição de alto desempenho. “Isso sinaliza para uma responsabilidade ainda maior sobre os gestores públicos, que podem sim fazer a diferença dentro das instituições que trabalham”, afirmam os autores.

Foram identificadas algumas características que levam as escolas a atingir alto desempenho, denominadas de Práticas Básicas de Gestão das Escolas de Alto Desempenho (PBGEAD):

1. Sistema de gestão pedagógica estruturado com foco nos resultados (entregas mensuráveis) do trabalho pedagógico;
2. Professores comprometidos genuinamente com sua missão profissional (o propósito de educar);
3. Cultura organizacional voltada para os resultados, com forte preocupação com a aprendizagem de todos os alunos;
4. Supervisoras que atuam como lideranças facilitadoras do fazer pedagógico, apoiando com competência os professores nas suas necessidades diárias;
5. Institucionalização da aprendizagem organizacional, na forma de práticas, valores e formas de atuar capazes de levar ao alto desempenho.

Mais informações:

Mauricio F. Pereira – (48) 9172-3731 – mfpcris@gmail.com

Clique Aqui para ver a apresentação em PDF.