Diretor do INPEAU participa do congresso Universidad 2010 em CUBA.

08/03/2014 11:22

O diretor do INPEAU, Professor Pedro Melo, viajou a Cuba com a missão de participar de um dos maiores congressos de educação superior da América Latina, o Universidad 2010. No evento, apresentou três importantes trabalhos, resultados de estudos realizados em parceria com pesquisadores do INPEAU: “Políticas de expansão e interiorização da Educação Superior no Brasil”, “A integração da universidade com a sociedade” e “Universidade como agente de desenvolvimento sócio econômico: compromisso social da universidade”.

A viagem permitiu que o INPEAU iniciasse importantes contatos com dirigentes e pesquisadores da Universidade de Havana, com a REDEES (Red de Dirección Estratégica em la Educación Superior), uma rede acadêmica constituída por Instituições de Educação Superior e redes universitárias de 11 países latino-americanos, sediada em Havana, e com o CEPES (Centro de Estudos para el Perfeccionamento de la Educación Superior), da Universidade de Havana. Além dos acordos de cooperação que estão sendo firmados, as equipes brasileiras e cubanas estão preparando projetos em parceria, que serão apresentados ao edital Capes CGCI n° 001/2010 / Cuba na área de políticas de acesso e expansão da Educação Superior nos dois países. Espera-se que este seja o início de um profícuo relacionamento entre instituições e pessoas, que irão estreitar, ainda mais, os laços de amizade entre os dois países.