CURSO IGLU BRASIL 2014 PARA DIRIGENTES UNIVERSITÁRIOS

16/08/2014 20:45

CURSO IGLU BRASIL 2014 PARA DIRIGENTES UNIVERSITÁRIOS

.

DSC_0428O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em parceria com o Instituto de Gestão e Liderança Universitária – IGLU, da Organização Universitária Interamericana – OUI, do Canadá, realiza mais uma edição do Curso de Gestão e Liderança Universitária, com o objetivo de capacitar dirigentes universitários que atuam no setor da educação superior no Brasil e no Exterior.

.

DSC_0041Os 48 dirigentes de Instituições de Ensino Superior estiveram reunidos em Florianópolis, de 18 a 22 de agosto, com o objetivo de participar do Módulo I, etapa presencial do curso. O grupo conta com profissionais que ocupam cargos de alta direção em Universidades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros Universitários com diferentes perfis, (reitor, vice-reitores, pró-reitores, diretores e coordenadores) provenientes dos segmentos público e privado, com distintas vocações, ou seja, particulares ou comunitárias, laicas ou confessionais, trazendo heterogeneidade e forte diversidade para o curso, o que enriquece e eleva ainda mais o nível das discussões. Além dos diversos perfis institucionais, o grupo apresenta grande diversificação também no que diz respeito a localização geográfica, uma vez que os participantes são provenientes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná, além de dirigentes de instituições estrangeiras de três países: Uruguai, Peru e Colômbia.

.

DSC_0299Contando com a maestria de renomados professores e profissionais que atuam no cenário da educação superior, o grupo de Igluístas teve a oportunidade de refletir sobre temas de alta relevância e complexidade, estudando as diferentes problemáticas da gestão educacional contemporânea e aprofundando questões relacionadas aos princípios da educação superior, modelos de gestão universitária, inovação e geração de valor, gestão de pessoas, internacionalização e gestão da cooperação internacional, gestão de conflitos, avaliação e autoavaliação institucional, gestão de processos, planejamento e gestão estratégica, comunicação e interação com a sociedade, marketing institucional, gestão da assistência ao aluno e liderança na gestão universitária.DSC_0165

.

DSC_0042O grupo teve, também, a oportunidade de contar com a participação da Reitora do IFSC, que abriu o evento e reforçou a importância de um curso desta natureza para a formação de profissionais que exercem cargos na gestão, sobretudo, pela oportunidade de conhecerem novos modelos, novas realidades e olhares sobre a gestão da educação superior. Para encerrar as atividades do primeiro dia, o Prof. Alvaro Toubes Prata, atual Secretario Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-Reitor da UFSC, contextualizou a atual situação da Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil.

.

DSC_0062Uma importante atividade ocorrida no decorrer da semana foi a discussão e a apresentação dos temas dos projetos de intervenção que cada participante deverá desenvolver no transcorrer do curso. A forte contribuição de cada Igluísta, certamente trará soluções interessantes para as questões administrativas e acadêmicas das IES, servindo como fonte inesgotável de leituras e reflexões sobre o tema da gestão educacional.

.

DSC_0210Mesmo nos momentos extra-classe, o grupo permaneceu reunido, propiciando momentos de descontração, que servem como oportunidade para dar segmento à troca constante de ideias e de busca de soluções aos problemas comuns que afetam a eficácia da gestão institucional.

.

Após a realização desta primeira etapa presencial, o grupo já prepara para a realização das disciplinas que compõem o Módulo II, que será feito a distância e que ocorrerá nos próximos três meses.

.

DSC_0032Da mesma forma, neste período, os Igluístas direcionarão seus estudos para a análise dos modelos de gestão, da cultura organizacional e da realidade das instituições de educação superior estrangeiras, filiadas à Organização Universitária Interamericana – OUI, que estão se preparando para a recepção aos dirigentes que realizarão o estágio internacional in loco.

.

DSC_0075O estágio internacional – Módulo III oferece a possibilidade de conhecimento de outras culturas de práticas pedagógicas e de outros modelos de gestão institucional, contribuindo de maneira integral para a formação e para a capacitação dos dirigentes institucionais, estimulando o desenvolvimento de liderança e o estabelecimento de novas relações interinstitucionais, visando o amadurecimento das reflexões sobre a gestão educacional.

.

DSC_0406A quarta e última etapa, que será presencial em Florianópolis no mês de abril de 2015, encerrará o Curso com a apresentação pelos Igluístas dos resultados de seus projetos a serem implementados nas suas instituições.

Profª Luciane Stallivieri e Prof. Pedro Antônio de Melo

Clique AQUI para acessar as fotos do Módulo I