OFICINA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E GESTÃO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

16/12/2014 12:02

Institucionalização da Internacionalização da Educação Superior – com este tema iniciaram-se as atividades da Oficina de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior e Gestão da Cooperação Internacional, promovida pelo INPEAU – UFSC, coordenada pelos Professores Pedro Antônio de Melo e Luciane Stallivieri, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2014, no Hotel Praiatur.

.

O objetivo da oficina foi o de oportunizar aos participantes um importante momento de reflexão sobre os rumos da internacionalização, as tendências e perspectivas, bem como compreender os atuais desafios impostos pela internacionalização às Instituições de Educação Superior no Século XXI.

.

Foi uma oportunidade única de reflexão sobre os principais conceitos da Internacionalização da Educação Superior em diferentes contextos e realidades, especialmente, no que diz respeito às ações de cooperação internacional, com vistas à qualidade e à excelência acadêmica.

.

O grupo de participantes esteve formado em sua maioria por gestores que atuam na área da cooperação internacional das instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, e que estão engajados em avançar nos estudos sobre o tema.

.

A oficina contou com a presença de expertos estrangeiros e brasileiros, tais como: Alain Boutet, da Dalhousie University, Canadá, Pilar Velasco, da Universidad Veracruzana do México, Raul Árias, Diretor do Programa CAMPUS da OUI, Equador, e Fernando Daniels, da Organizaçao Universitaria Interamericana – OUI, Colombia.

.

Os conferencistas abordaram os mais relevantes temas para a compreensão da Internacionalização. Destacam-se: Estratégias para a formação de gestores universitários para a internacionalização das IES; Internacionalização do Currículo; e Institucionalização das ações de cooperação internacional.

.

A oficina teve a duração de dois dias intensivos de trabalho, e, inevitavelmente, contribuiu para promover avanços no posicionamento das IES catarinenses no sentido de efetivamente buscar uma forte inserção internacional no cenário da educação mundial.