Os desafios “pós pandemia” da educação superior na América Latina

02/09/2020 19:05

Fonte da foto: Currículo Lattes

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Por Thiago Henrique Almino Francisco

 

Desde antes da atual situação sanitária que percorre o Mundo, decorrente da pandemia do Covid-19, as discussões relacionadas a estrutura e o funcionamento das instituições de ensino superior, bem como das tendências para o seu desenvolvimento, já eram pautas prioritárias no território dos pesquisadores que são entusiastas do tema. Em virtude de todos os desdobramentos ocasionados desde o inicio da pandemia, tais discussões foram profundamente potencializadas com o objetivo de compreender os movimentos pelos quais os este segmento educacional deve passar. Independente do modelo; considerando a configuração que predomina no contexto latino americano e que se constrói em torno de um modelo essencialmente “não estatal”; as tendências para o setor são relacionadas àquelas que se alinham com o contexto socioeconômico, indicando a necessidade de uma nova configuração nos projetos de desenvolvimento destas instituições para torná-las cada vez mais relevantes.

 

No contexto latino americano os desafios parecem ser maiores. Do ponto de vista macroeconômico, fala-se de uma região com uma perspectiva de pouco crescimento populacional e econômico previsto para os próximos 10 anos e, em função do contexto de pandemia, de uma região que será impactada por um empobrecimento sistêmico da população e que vai restringir a mobilidade social de uma parcela considerável de pessoas. No Brasil, estima-se que em curso prazo cerca de 15 milhões de famílias migrem da classe “D” para a “E”, o que deve incluir em um contexto de pobreza cerca de 45 milhões de pessoas. Nesse sentido, emergem desafios bastante significativos para o ensino superior, mais especificamente para as instituições que, independente do seu modelo administrativo ou acadêmico, passarão por um momento de profunda reflexão sobre a sua estrutura para atender a alguns desafios, dentre os quais destaco:

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