A Pandemia e a gestão universitária

29/09/2020 15:00

Fonte da foto: arquivo pessoal

.

Por Nelson Santos Machado

A pandemia do Corona Vírus demonstrou a fragilidade do ser humano, os efeitos da desigualdade social e as diferentes respostas dos governos mundiais diante de um mesmo fenômeno. Este é o pano de fundo inicial para discutir os desdobramentos na educação superior e as respostas da gestão universitária brasileira.

Há muito o ser humano optou por uma vida centrada na atividade profissional, com baixa interação com a natureza, redução do tempo de convívio familiar e refém das comodidades de um mundo tecnologizado no qual as atividades físicas podem ser evitadas, em especial pelo imperativo do trabalho. Neste cenário, um vírus diferente, inesperado e aparentemente controlável se espalha mundialmente alavancado pela globalização e rápido deslocamento humano pelo planeta.

Continue lendo aqui