Gestão Universitária em meio à pandemia: um modelo de governança de crise na UFSC

02/10/2020 18:30

Fonte da foto: arquivo pessoal

.

Por Aureo Moraes

Criada em 18 de dezembro de 1960, implantada em 1962, a Universidade Federal de Santa Catarina faz parte do Sistema de Instituições Federais de Ensino Superior que se governam por um modelo comum a quase todas. Sua estrutura está definida por Estatuto e seu funcionamento regulado por Regimento Interno.

Uma arquitetura de gestão que transforma as IFEs em exemplo único entre os entes do Estado Brasileiro. Ainda que haja o que se pode definir como “estrutura hierárquica” de funções – Reitor, Vice Reitor, Pró Reitores, Secretários, Assessores (no âmbito da administração central)  e Diretores de Unidades, Chefes de Departamentos, Coordenadores de Graduação e Pós Graduação (no âmbito acadêmico) – tal hierarquia se expressa pouco no que diz respeito às decisões. Estas são, em regra, tomadas em instâncias colegiadas. Assim é que funcionam desde colegiados de Curso, Conselho de Unidade, Câmaras e Conselhos Superiores. E é nestes espaços que a instituição constrói a maior parte de suas políticas.

Continue lendo aqui