Palesta com Reitor da UTPL-Equador e Convênio com a UFSC

19/04/2023 09:55

Na noite de 5 de abril, às 19 horas na Sala dos Conselhos da UFSC, Reitoria 1, foi ministrada pelo Reitor da Universidad Técnica Particular de Loja- UTPL (Equador), prof. Dr. Santiago Acosta Aide, a palestra “Persona y verdade frente a las ideologias”. Estiveram presentes para assistir à palestra a profa. Dra. Maria Denize Henrique Casagrande, o Reitor da UDESC, prof. Dilmar Baretta, mestrando e docentes do PPGAU/UFSC, PPGA/UFSC e o coordenador do Curso de Graduação em Administração, prof. Dr. Ricardo Niehues Buss.

A palestra propôs uma visão da sociedade e da formação intelectual de maneira autônoma, fazendo frente à polarização em que o mundo atual se encontra e contrariando a normatividade presente dentro das políticas nacionais. No mesmo evento foi realizado o lançamento de dois livros: “Magnífico Reitor Magnífico”, de autoria do prof. Dr. Luciano Marcelino e “Administração Universitária em Tempos de Mudança”, organizado pelos professores doutores Pedro Antônio de Melo e Bernardo Meyer. O livro escrito por prof. Dr. Luciano Marcelino tem a iniciativa de somar à pequena bibliografia direcionada a reitores e ex-reitores para que os preparem para os desafios modernos as quais as universidades estão condicionadas. Já “Administração em Tempos de Mudança” tem como objetivo promover o debate sobre temas contemporâneos presentes e que condicionam a gestão da administração universitária.

Oportunamente, anteriormente a palestra, a Administração da UFSC se reuniu com a Comitiva da UTPL-Equador no Gabinete do Reitor, para a celebração de convênio interinstitucional, com a colaboração da Sinter/UFSC e INPEAU/CSE/UFSC. Por parte da UFSC estiveram presentes o Reitor, prof. Irineu Manoel de Souza; o Chefe de Gabinete do Reitor, prof. Bernardo Meyer; o Pró-Reitor de Pesquisa, prof. Jacques Mick; o Secretário de Relações Internacionais, prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho; a Diretora do Centro Socioeconômico, profa. Maria Denize Henrique Casagrande; o Vice Diretor do Centro Socioeconômico, prof. Daniel Ricardo Castelan; a Diretora de Relações Internacionais, Fernanda Leal; o Diretor do INPEAU/UFSC, prof. Pedro Antônio de Melo; e o Vice-Diretor do INPEAU/CSE/UFSC, Julio Eduardo Ornelas Silva. Por parte da UTPL-Equador estiveram presentes o Reitor, prof. Santiago Acosta Aide; o Diretor-Geral de Relações Interinstitucionais, prof. Luciano Rodrigues Marcelino; e o Diretor-Geral de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico, prof. Artieres Estevão Romeiro. Também compôs a reunião o Diretor Executivo do CELTA/Fundação CERTI, Tony Chierighini.